segunda-feira, 16 de maio de 2016

Esculturas de papel marché

          Uma maneira bacana de reciclar papel é fazer esculturas que farão parte da decoração de sua casa, ou do escritório... Melhor do que mandar todo aquele papel para o lixo! Muitas pessoas reciclam o papel, mas se esquecem de que ele acabará indo para o lixo, um tempo depois. Para evitar que o papel seja descartado, melhor transformá-lo em objetos de arte que durarão para sempre!
          Além de ser uma maneira de evitar que toneladas de papel virem entulho, o processo da construção de uma escultura é muito prazeroso. Distrai, acalma e eleva a auto-estima da pessoa, pois a energia que flui é muito positiva.

          Dicas de como começar:

          - Vá pedindo para as pessoas ajuntarem folhas, principalmente as de ofício e de caderno, para você recolhê-las nos dias seguintes. Os alunos da escola estão recolhendo dos colegas, dos professores, dos armários que estão sendo esvaziados... Em cada sala de aula há uma caixa para ajuntar todos os retalhos de papel que seriam embolados e que iriam para o lixo.

          - Encontre uma caixa grande e vá picando todo esse papel, em tamanhos bem pequenos. Depois coloque de molho em uma bacia ou balde, acrescentando uma tampinha de água sanitária para cada litro de água (isso evita que mofe).

          - Deixe uns dois dias de molho. No terceiro, reúna a galera e comece a dissolver o papel com as mãos:










          É divertido, conversamos mil assuntos, enquanto amassamos o papel...

          Depois de bem triturado, retirar com peneirinhas, espremer a pouca, levar para a mesa e começar a amassar com um pouco de cola.



          Essa massa servirá  para  fazer objetos como máscaras, animais, bolas, vasilhames, etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário